Producer profile

Casa do Gaiato
Orange
Persimmon
Apple
Pepper
Lettuce

Inaugurada em 1948 e refundada em 2014, a Casa do Gaiato, situada na Quinta da Mitra, em Loures, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social cujo principal objectivo é acolher e formar crianças e jovens de rua, abandonados ou em situação de risco. Recanto de tranquilidade, a Casa acolhe também famílias monoparentais femininas refugiadas e acompanha-as até que se tornam autónomas.

Ao percorrer os caminhos de paralelepípedos que entreligam os pomares, destacam-se laranjeiras, macieiras, diospireiros e uma horta. Criam-se algumas vacas e alguns porcos que são alimentados por frutas estragadas doadas por supermercados. E há também um burro que costuma zurrar assim que nos aproximamos! As laranjeiras são repartidas em 3 hectares e as frutas são apanhadas pelo Senhor Zé e por alguns dos 27 jovens moradores da Casa, cujos ensinamentos foram transmitidos voluntariamente por agricultores.

Fora da nossa área habitual de actuação, voltada normalmente para a ajuda directa aos agricultores, temos o prazer de manifestar através desta colaboração o nosso apoio ao projecto social da Casa do Gaiato.