Perfil do produtor

Semear
Abóbora butternut
Cebola
Melão
Tomate
Batata doce
Batata doce branca
Batata doce roxa
Broccolini
Couve portuguesa
Espinafres
Nabo
Pimento

O projecto Semear começou em 2015, com o objectivo de aproveitar o sector agro-alimentar como uma forma para promover a formação e o emprego, de um largo espectro de pessoas, todas com dificuldades intelectuais e de desenvolvimento, promovendo também a inserção social através do emprego que é o que mais capacita as pessoas.Com o apoio de uma equipa multidisciplinar conseguem trabalhar os vários aspectos das dificuldades destas pessoas, formando-as para depois serem inseridas no mercado de trabalho.

A formação da Academia Semear já recebeu desde o seu início 56 pessoas, das quais 36 acabaram a formação e 20 estão inseridas no mercado de trabalho, preferencialmente no sector agro-alimentar, seja indústria, comércio ou agricultura.Uma vez que o trabalho agrícola está muito longe da cidade, foi criada esta exploração agrícola, inserida na Estação Agronómica Nacional em Oeiras, possuindo 12 hectares de terreno a seu cargo, com o objectivco de proporcionar emprego às pessoas que acabam a formação e gostem de facto do trabalho no campo.Neste momento contam com 3 técnicos, mais 5 empregados a tempo inteiro provenientes da sua academia de formação.

Neste momento produzem batata doce branca, amarela e roxa, broccolini, couve portuguesa, espinafres, abóbora butternut, tomate e cebola. Os principais defeitos na batata doce são os tamanhos grandes ou pequenos demais, picadas ou feridas na epiderme; nos broccolinis o tamanho também é o factor principal pois basta que sejam um pouco maiores que a medida padronizada e já não são aceites pelo mercado.

Para vender os seus produtos bonitos e de melhor calibre têm acordos com a indústria e com distribuidores fortes no mercado.

Para escoar os produtos que estão fora dos parâmetros recorrem a parceiros de referência na indústria de transformação e agora à Fruta Feia.

Ver reportagem sobre a Semear aqui