384Produtores+17Delegações+10 067Consumidores=6 318tDesperdício evitado
6 932 983 m3Água valorizada=149 haSolo valorizado=9 058 069 kWhEnergia valorizada=5 623 ton CO2 eqEmissões GEE evitadas

Mais de 6315 toneladas de desperdício evitado

Desde o seu arranque a 18 de Novembro de 2013 e com mais de 10.000 consumidores associados, a Cooperativa Fruta Feia já evitou o desperdício de 6.318.550 Kg de frutas e hortícolas.

Quer consumir fruta feia?

Um década de Fruta Feia!

Foi assim que festejámos os 10 anos de Fruta Feia!

O projecto

Numa sociedade em que cada vez há mais fome e pobreza, cerca de 30% da fruta produzida em Portugal é desperdiçada pois, apesar de ser saborosa e de qualidade, não tem o aspecto perfeito em termos de cor, formato e calibre que a grande distribuição procura e que os consumidores escolhem.

A cooperativa de consumo Fruta Feia tem como objectivo principal canalizar essa parte da produção fruto-hortícola desperdiçada até aos consumidores que não julgam a qualidade pela aparência, combatendo uma ineficiência de mercado, criando um movimento que consiga alterar padrões de consumo e gerar um mercado para a chamada “fruta feia”. Um mercado que gere valor e combata tanto o desperdício alimentar como o gasto desnecessário dos recursos utilizados na sua produção (água, energia e terrenos agrícolas).

A Fruta Feia arrancou no dia 18 de Novembro de 2013. Hoje em dia conta com 17 pontos de entrega (8 em Lisboa, 1 na Amadora, 2 em Cascais, 1 em Almada, 2 no Porto, 1 em Gaia, 1 em Matosinhos e 1 na Foz do Douro), cerca de 380 agricultores e 10 000 consumidores, e evita semanalmente que cerca de 27 toneladas de fruto-hortícolas sejam desperdiçadas!

Merchandising celebrativo dos 10 anos!

Merchandising celebrativo dos 10 anos de Fruta Feia, desenhado pela Sara Santos

  • Poster (edição limitada de 250) serigrafado manualmente a três cores pela Carapau Amarelo em Lisboa
  • Pegas costuradas a partir de restos de lençóis pela ReUse by Ajuda de Mãe em Santarém, um projeto que integra mães em situação de desemprego através da costura criativa.
  • Panos e aventais costurados a partir de desperdício têxtil-lar pela Puranna Eco em Matosinhos, e serigrafados manualmente pela Carapau Amarelo.
  • Bonés costurados e bordados numa fábrica no Porto pela Viseu Caps 
  • Livrinho para colorir impresso em risografia pela Mago Studio

 Compra e apoia a nossa a Cooperativa aqui!