A todos os que nos acompanham neste projecto, nos têm dado o seu apoio e manifestado interesse, apraz-nos dizer que a Fruta Feia está em curso:
o processo de constituição legal da cooperativa de consumo encontra-se praticamente concluído, estando já criados os seus órgãos sociais e estatutos;
a responsável pelo projecto já regressou de Barcelona para Lisboa e está a organizar directamente com os agricultores a aquisição e armazenamento dos produtos horto frutícolas;
a obtenção do financiamento em falta e/ou de uma carrinha para transporte, para a qual será brevemente lançada uma campanha de crowdfunding.
Ao utilizar o modelo cooperativo, os consumidores interessados - potenciais cooperantes - são a peça essencial para que a Fruta Feia alcance o objectivo a que se propõe. Mais uma vez, queremos agradecer-vos o interesse demonstrado e pedir que o guardem com apetite até ao momento em que anunciaremos a abertura das inscrições na cooperativa Fruta Feia e em que partilharemos o seu Regulamento de funcionamento. Da nossa parte estamos a fazer tudo para que este momento seja o mais célere possível, ainda que o mesmo se vá atrasar em relação às nossas expectativas (Setembro/Outubro). Do vosso lado, se tiverem alguma sugestão de ajuda, pergunta ou comentário, não hesitem em partilhá-lo connosco.
Aproveitaremos este tempo para garantir um cabaz rico ao longo das várias épocas do ano. Nos próximos meses estaremos no campo, na zona Oeste, a estabelecer uma vasta rede de agricultores parceiros. Deixamos-vos com algumas fotos da nossa última visita a uma exploração agrícola - Quinta do Vedro no Bombarral - onde este ano no mínimo 60 toneladas de pêra rocha vão ficar nas árvores ou vão ser devolvidas ao solo por serem muito pequeninas e/ou terem manchas na casca devido ao granizo. Deliciosas, no entanto!
Um abraço e até já,
A equipa Fruta Feia