Perfil do produtor
A Raquel e o Nuno são produtores de espargos ao ar livre na zona de Alenquer. Começaram a plantar em 2018 e aprendeu muito com a experiência de outros produtores associados da Cooperativa Agrícola de Felgueiras e com o apoio do Engº Rui Pinto, também ele da Cooperativa. A família da Raquel esteve ligada à terra desde sempre. A Avó produzida milho e batata e o Pai foi produtor de vinho.
As terras onde produzem são alugadas, não são próprias. Fazem parte integrante de uma herdade com cerca de 50 ha com vinha, batata doce e figo da índia, para além dos espargos. Embora o espaço onde atualmente produzem é de apenas 2 hectares.
Hoje em dia só produzem espargos e tendo em conta que a campanha tem uma duração aproximada de 3 meses, não temos trabalhadores no quadro. Recorrem a trabalhadores agrícolas da zona, que trabalham noutras épocas na pêra e na vinha.
A forma de produção é convencional, e produzem espargos verdes das variedades Darzilla, Darlise e Placosesp.
Os defeitos no espargo não afetam de todo o sabor do produto. São sobretudo defeitos estéticos de calibre e "postura". Pode haver espargos tortos ou demasiado finos que não são considerados dentro dos standards de venda das cadeias de distribuição.
Vendem para a Frutoeste, a organização de produtores a que pertencem e, quando precisam contam com a Fruta Feia para vender o que não está dentro dos standards das cadeias de distruibuição.