Perfil do produtor

Jorge Antunes
Abóbora
Alho francês
Batata
Batata doce
Brócolos
Couve coração
Couve lombarda
Couve portuguesa
Couve roxa
Abóbora butternut

O Jorge iniciou-se na agricultura quando era miúdo com o seu pai, que é agricultor há 35 anos. Situada em Campelos, trata-se de uma exploração familiar onde trabalha a sua mãe e a sua irmã também. Na altura do ano em que é necessário, chegam a contratar mais 4 pessoas. O Jorge fez o seu primeiro projecto agrícola em 2015, começando por alugar 7 hectares, para além dos 13 hectares do seu pai.

Com boné na cabeça e sorriso no rosto, o Jorge explica-nos, ao lado de algumas das suas parcelas cercadas por plantações de eucalipto, o quanto esta espécie invasora com raízes compridas dificulta o crescimento das culturas e danifica o solo.

Produzem vários hortícolas (alho francês, couve lombardo, couve coração, couve roxa, couve portuguesa, brócolos, abóbora, batata e batata doce), sendo a maior parte da produção destinada à exportação. Entraram em contacto com a Fruta Feia porque uma parte da sua produção tem uma aparência que não corresponde às exigências das empresas exportadoras que a família fornece. Por exemplo, algumas abóboras têm um calibre demasiado reduzido, alguns alhos franceses são finos ou têm pouca parte branca e as caixas onde cabem 7 couves lombardo em vez de 6 por serem pequeninas também não são aceites!