Andámos a trabalhar arduamente nos últimos meses. Andámos no campo, envolvemo-nos em conversas com responsáveis de outros projectos na área da agricultura, perdemos dias em longas excursões pelo excel entre números e mais números e custos e preços. Entre os principais logros, temos a Cooperativa de Consumo dos Anjos pronta para arrancar - 45 sócios potenciais, agricultores do Bombarral e de Mafra interessados em começar a fornecer já o que hoje em dia é lixo, lindo espaço da Casa Independente à disposição para fazer a distribuição semanal das cestas aos sócios.
Estamos agora na azáfama dos últimos preparativos para a final do concurso da Gulbenkian, que começa já no dia 2 e termina no dia 6 de Junho com o anúncio do projecto vencedor.
Entre os pontos mais fortes do nosso projecto estão o grave problema ao qual pretende dar uma resposta e o modelo de baixo custo que utiliza para fazê-lo. O desperdício alimentar é uma causa para a qual as pessoas estão cada vez mais sensibilizadas. A quantidade de emails de apoio que recebemos, o feedback de esperança que os agricultores encontram no nosso projecto e a rapidez com que juntámos os sócios necessários para o projecto-piloto da Cooperativa dos Anjos revelam o elevado potencial social deste projecto. Através da Fruta Feia, Portugal tem a possibilidade de se tornar pioneiro na implementação de uma resposta a um problema que é denunciado diariamente nalgum ponto da Europa.
Esperemos que o Júri da Gulbenkian saiba valorizar o potencial deste projecto e deixe a Fruta Feia vencer este concurso!