3000 toneladas no bucho!

Na Qui, 03/06/2021 - 13:20

Desde o início da Fruta Feia, em 2013, já evitámos que mais de 3.000.000 kg de frutas e hortícolas fossem desperdiçados.

Foram três mil toneladas de fruta feia que a Natureza nos deu, produzidas com o esforço dos agricultores e carregadas por nós até aos pontos de entrega onde, com a preciosa ajuda dos nossos voluntários, montamos os cabazes que vendemos directamente aos consumidores finais, os associados da Fruta Feia. Isto significa que valorizámos o trabalho dos agricultores, os recursos naturais envolvidos na sua produção e evitámos as emissões de GEEs derivadas da decomposição dos alimentos que ficam apodrecer no solo. Só em água, foram salvas 1440 piscinas olímpicas!

Olhando para trás e recapitulando: a meta das primeiras 1000 toneladas foi atingida em Junho de 2018, quase 5 anos após o arranque da nossa cooperativa, quando tínhamos 11 pontos de entrega inaugurados com a ajuda do Programa LIFE. Já o patamar das 2000 toneladas foi alcançado um ano e meio depois, em Janeiro de 2020. Mas não há duas sem três mil, e este mês de Junho voltámos a cortar mais uma meta, ao chegar às 3000 toneladas de desperdício evitado, novamente um ano e meio depois do patamar anterior, e já com 13 pontos de entrega!

Este marco é importante para nós. Significa que não somos apenas uma boa ideia ou uma utopia, mas um modelo alternativo capaz de fazer mossa nos padrões de consumo moldados pelo capitalismo desenfreado, o que nos dá cada vez mais ganas para continuar a crescer e a ampliar o espaço de justiça já conquistado na cadeia agro-alimentar! Por cada ponto de entrega que abrimos, levamos a Fruta Feia até mais 350 consumidores e evitamos mais 1,5 toneladas de desperdício de frutas e hortícolas por semana. 

Por isso, estamos à procura de espaços para novos pontos de entrega nas zonas de Benfica, Alcântara, Algés, Paço de Arcos e Oeiras, e apelamos a todas as associações/entidades que nos queiram ceder um espaço que nos contactem através do e-mail: info@frutafeia.pt.

Obrigado a todos os agricultores, voluntários e associados que estão connosco nesta luta contra o desperdício alimentar contra a aparência. Ainda temos muitas toneladas de fruta feia para carregar e queremos continuar a cortar metas convosco!

Mais Notícias