Frequentemente nos perguntam se somos voluntários, ou o que fazemos para além da Fruta Feia.
Pois bem, começámos sendo uma, agora somos 12 trabalhadores, um por cada ponto de entrega. Todos com um contrato sem termo a trabalhar a tempo inteiro, 8 em Lisboa e 4 no Porto, 7 mulheres e 5 homens.
Da Engenharia do Ambiente à Sociologia, partilhamos entre nós o compromisso da redução do desperdício alimentar, mas também uma maneira diferente de fazer as coisas:
- Numa estrutura horizontal, em que todos somos Cooperadores, é em Assembleia que decidimos colectivamente o que é melhor para a Cooperativa.
- Somos polivalentes, fazemos tanto trabalho de campo como trabalho de back-office. Todos fazemos entregas 2 dias por semana (recolha dos produtos nos agricultores da parte da manhã e montagem e venda das cestas aos consumidores da parte da tarde) e cada um tem pastas específicas nos 3 dias por semana de escritório (contabilidade, Educação Ambiental, gestão da rede de agricultores, comunicação, colaborações além-fronteiras, desenvolvimento do website, etc.).
A sustentabilidade da Fruta Feia também passa por valorizar a componente humana e, como tal, assegurar salários e condições de trabalho dignas aos trabalhadores.
Depois de um ano que nos exigiu, mais do que nunca, que fossemos vigorosos e criativos, fica-nos o orgulho de termos conseguido manter os nossos postos e condições de trabalho intactos, mas também a força deste sentimento colectivo de nunca deixar a Fruta Feia parar.
O nosso plano é alargar a rede de pontos de entrega e, a par deste crescimento, alargar também esta família!